Sobre

Home - Sobre

Trajetória:

Ativismo comunitário: Em 1996 participou da criação e fundação da Associação de Moradores do bairro Buritis, onde ocupou todos os cargos: Conselheiro, Diretor de Comunicação, Vice-Presidência e a Presidência. Nenhum cargo da associação era e não é remunerado. Atualmente atua como conselheiro. Atuou também em prol de outras comunidades da capital, assim como a preservação da Mata do Planalto, Gandarela, Parque do Jardim América, Bairro Castelo, Vila Ventosa, entre muitas outras.

A trajetória do seu ativismo comunitário foi marcada, ao longo dos anos, por muitas lutas dentro da comunidade do bairro Buritis-BH, participando efetivamente da: Reabertura da Avenida Professor Mário Werneck, Criação do Parque Ecológico Buritis Bandeirante Silva Ortiz, Preservação das áreas verdes, Criação e implantação da Rua Frei Hilário Meeks, Projeto 5ª na Praça, Festival Buritis de Cultura, entre outros.

Atuação junto ao poder público: Essas participações não são remuneradas. Trata-se de um trabalho desenvolvido em favor da cidade de Belo Horizonte e seus cidadãos. Nos foros de participação popular junto ao poder público, participou como: Conselheiro Municipal de Política Urbana (Compur), em três oportunidades, Conselheiro Municipal de Meio Ambiente (Comam), Comissão Regional de Transporte e Trânsito (CRTT), Comissão de fiscalização do Orçamento Participativo (Comforça).

III Conferência Municipal de Política Urbana teve participação ativa como delegado, debatendo, produzindo e aprovando propostas que se tornaram leis, após a aprovação dos trabalhos pela Câmara Municipal.

IV Conferência Municipal de Política Urbana participou como membro da organização e Conselheiro do Compur - Conselho Municipal de Política Urbana onde foram apresentadas propostas para a criação dos parques lineares do Córrego da Ponte Queimada e do Cercadinho, promovendo a formação do corredor ambiental com o Parque Aggeo Pio Sobrinho, Serra do Curral, Parque do Rola Moça, Mata das Borboletas e Parque Estadual da Baleia e Parque das Mangabeiras.

Paulo Gomide é Belorizontino, 58 anos, formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Análise de Sistemas.

Foi professor na Newton Paiva nos cursos de Administração de Empresas e Administração Hospitalar. Foi funcionário da Minas Caixa por muito anos ocupando diversos cargos. Foi diretor Administrativo-financeiro do Hospital Nossa Senhora Aparecida por 10 anos.

Após essas experiências partiu para empreender.

"Sempre participou ativamente de audiências públicas, reuniões, projetos de segurança pública, saneamento, inclusão social, reciclagem, cultural, contribuindo efetivamente com para com esses eventos, mesmo sem nunca ter tido nenhum cargo no poder público ou remuneração para representar os interesses da sociedade." (Sérgio Araújo)

É um dos fundadores da Associação do Bairro Buritis e é o único, deste grupo inicial, que ainda permanece atuante.

Foi o responsável pela redução do potencial construtivo nos bairros Buritis e Castelo.

Contribuiu, decisivamente, na implantação do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Consep 126ª Cia da PM, e das primeiras Redes de Vizinhos Protegidos.

Propôs, apresentou e entregou o projeto de vídeo monitoramento que se encontra ao longo da Av. Prof. Mário Werneck, nas mãos do Prefeito Márcio Lacerda. Projeto Vilígia Buritis.

Propôs e criou o projeto cultural "5° na Praça".

Reuniu as associações e foi um dos responsáveis pela reabertura da Av. Prof. Mário Werneck.

Promoveu o projeto Festival Buritis de Cultural.

Idealizou, junto com outros colaboradores, e propôs o projeto chamado "Anel do Buritis".

Participou ativamente da implantação do projeto "Recicla Buritis", coleta seletiva, 2004.

Representou a região do Buritis, por dois mandatos no Conselho Municipal de Política Urbana, na Comissão Regional de Transporte e Trânsito, nas 3 e 4 Conferências Municipais de Política Urbana.

Entre muitas outras coisas: Folha Buritis (veículo de comunicação institucional, o qual foi responsável por sua produção durante 10 anos) - Orçamento Participativo - Rua Frei Hilário Meeks - Parque Bandeirante Silva Ortiz.